30 de abril de 2024

Aumento na contratação de seguro prestamista requer soluções tecnológicas adequadas

Por i4pro
tempo de leitura ...min.

Aumento na contratação de seguro prestamista requer soluções tecnológicas adequadas

 

A i4pro desenvolveu o Módulo Prestamista, que visa melhorar o gerenciamento da emissão de apólices e automatizar processos

Mesmo em meio a um cenário econômico de incertezas e desafios, o número de pessoas em inadimplência no Brasil está diminuindo. Segundo levantamento da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de famílias endividadas fechou em 28,1% em fevereiro.

É a quinta redução seguida desde setembro de 2023, quando o indicador estava em 30,2%, e o menor nível desde março de 2022 (27,8%). Parte desse declínio pode ser atribuído ao melhor planejamento financeiro dos consumidores e preocupação com o futuro das dívidas.

Neste ponto, o seguro prestamista tem se tornado uma opção cada vez mais buscada por quem deseja ter uma segurança complementar quando o assunto é pagamento de débitos. De acordo com dados da FenaPrevi, entre janeiro e agosto de 2023, o seguro prestamista apresentou um total acumulado de R$ 40,1 milhões. A modalidade fica atrás apenas do seguro de vida em relação a valores arrecadados no pagamento de prêmios.

Acompanhando esse crescimento, a i4pro desenvolveu o “Módulo Prestamista”, que realiza a gestão ponta a ponta do seguro prestamista individual e coletivo.

A solução foi projetada para otimização de fluxo, trazendo mais praticidade e agilidade no processo de emissão do seguro prestamista. Entre as principais funcionalidades estão: parametrizaçãode produtos, coberturas e regras de negócios para apólices coletivas e individuais, cadastro e configuração de contratos que permitem a ampliação das parametrizações por empresa, movimentação em massa dos segurados para os endossos de cobrança, cancelamento e restituição, além de todo processo de faturamento da apólice/endosso e pagamento de comissão.

“Devida a experiência de 20 anos no mercado segurador, a i4pro conseguiu desenvolver um módulo dedicado ao seguro prestamista, que trata os seguros individuas e coletivos, trazendo eficiência, agilidade e segurança em todo o fluxo deste tipo de seguro. Isso não apenas melhora a experiência do cliente, mas oferece uma resposta rápida e transparente trazendo eficiência operacional para a seguradora e minimizando possíveis erros” explica Rodrigo Orlandini, diretor de produtos da i4pro.

Quando se trata de concessão de crédito, o seguro prestamista oferece uma garantia extra para as instituições financeiras e para ao segurado e seus familiares quando ocorrem eventos adversos que impeçam o pagamento de dívidas contraídas, como empréstimos pessoais, consignados, cartão de crédito, consórcios, financiamentos de veículos, entre outros contratos que envolvam crédito financeiro, conforme as condições estabelecidas na contratação.

A adesão desse modelo acontece quando uma pessoa contrata um empréstimo ou financiamento, ou mesmo na contratação de um cartão, podendo optar por incluir o seguro prestamista como parte do contrato. Em caso de algum dos eventos cobertos pelo seguro, a seguradora assume o pagamento das parcelas do empréstimo pelo período estipulado no contrato, permitindo que o segurado e sua família mantenham a estabilidade financeira em momentos de dificuldade.

Veja também

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade.