2022

Como uma empresa de tecnologia para o mercado de seguros venceu a escassez de mão de obra especializada e fechou quadro de contratações em 2022

Por i4pro
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A i4pro, líder em soluções tecnológicas para o mercado segurador, comemora o recorde de contratações no primeiro semestre de 2022 quando empregou 130 profissionais, sendo a maioria nas áreas de Infraestrutura, Pesquisa e Desenvolvimento e Engenharia. O sucesso para o fechamento das vagas, em tempos de escassez de profissionais de tecnologia no mercado é resultado do trabalho de desenvolvimento de uma cultura organizacional construída com foco em transparência, e na força estratégica direcionada a programas de engajamento dos colaboradores e atração e retenção de talentos.

Durante a pandemia, e ao longo de 2021, o distanciamento social impossibilitava o convívio diário das equipes na sede da empresa, mas a área de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) implementou o modelo de teletrabalho e desenvolveu uma série de iniciativas para garantir o engajamento e a motivação dos times, como abrir um ambiente online, promovendo o alinhamento entre as áreas e a troca de experiências entre seus colaboradores. Em um ano, a i4pro colheu os resultados positivos das ações implementadas. Duas das principais conquistas são a certificação do Great Place to Work (GPTW) em sua primeira participação na pesquisa, e a redução do turnover para 20% ao ano, menos da metade da média geral do mercado de tecnologia, que é de 48%.

A conquista da certificação do GPTW em novembro de 2021 foi recebida pelo time de DHO como uma premiação pelo tempo de dedicação e profissionalismo. Afinal, o objetivo era construir uma cultura organizacional sólida e tornar o ambiente da i4pro mais acolhedor para todos, principalmente na era do home office. Um dos indicadores de destaque da Pesquisa de Clima foi o nível de engajamento, que atingiu 80% de participação e um índice de satisfação de 81 pontos, em uma escala de 0 a 100.

A i4pro cresceu 140% nos últimos cinco anos, com média superior a 20% ao ano, e triplicou a quantidade de colaboradores nos últimos três anos. A empresa viu nas adversidades da pandemia, oportunidades para alavancar a frente de recrutamento e seleção, acreditando no potencial do time e iniciando o processo de consolidação das boas práticas implantadas entre 2020 e 2021.

 

Acompanhamento de metas e indicadores

Para garantir a visualização e o acompanhamento de metas e indicadores por todos, compartilhar conquistas e garantir interação entre os times remotos, a i4pro criou o i4talk, live mensal que tem adesão de 98% dos colaboradores e nota de satisfação de 9 pontos, em uma escala de 0 a 10. Durante os encontros e momentos de troca online, as equipes acompanham os resultados da empresa obtidos mês a mês, como faturamento, entrada de novos clientes, movimentações internas, reconhecimentos, novos colaboradores, promoções e celebrações das conquistas diárias. Essa iniciativa incentivou os times a se movimentarem em torno de um objetivo comum.

Comprovadamente, a transparência na informação trouxe uma resposta imediata ao negócio e conversou diretamente com os valores da empresa como o de atitude de dono, que ressalta atributos como responsabilidade, engajamento, sentimento de orgulho em pertencer e proatividade; colaboração construtiva, que destaca trabalho em equipe e apoio entre as equipes de diferentes áreas. 

 

Novo pacote de benefícios

Em 2021, o investimento em benefícios cresceu 27% e cerca de 30% do orçamento da empresa foi destinado ao desenvolvimento das equipes internas. A i4pro oferece um pacote de benefícios completo. Entre eles estão: parceria com Gympass, que serve como incentivo à prática de esportes e aos cuidados com o bem-estar físico e mental de todos os colaboradores; vale refeição e alimentação com ampla rede de aceitação, incluindo aplicativos de comida; e novo plano de saúde, com melhor cobertura em todo o Brasil com direito assegurado a todos para atendimento em apartamento privativo em hospitais. O trabalho remoto abriu, também, oportunidades de carreira e emprego para profissionais de outras regiões.

Para os colaboradores que estão fora do estado de São Paulo e que representam cerca de 20% do total, a i4pro optou por não utilizar o índice de deflação salarial, garantindo remunerações equivalentes às praticadas na capital paulista para todos os profissionais. A empresa também criou iniciativas como o FalaAí, canal direto para comunicação com o CEO, o Bate-Papo com DHO, com o objetivo de conhecer as equipes e entender suas expectativas em relação às decisões tomadas no negócio, e o Programa de Desenvolvimento de Líderes.

Atenta à saúde ocupacional de seus colaboradores em teletrabalho, a i4pro foi além das melhorias e criou dois novos benefícios, o i4Infra, que custeia internet e luz, e o i4office, para a compra de móveis, equipamentos e/ou acessórios. Para isso, é realizada uma vistoria na casa do colaborador a fim de garantir condições de infraestrutura e ergonomia semelhantes às que ele teria no escritório.

Ainda sobre o ambiente colaborativo que motiva o time, a i4pro conta com o programa i4recruta, que assegura que todas as oportunidades sejam divulgadas primeiramente para o publico interno. E o i4indica, programa de indicação de profissionais que recompensa os colaboradores que recomendam potenciais candidatos para as vagas abertas na i4pro. Se suas indicações forem efetivadas, os colaboradores podem receber premiações que vão de R$ 200 a R$ 2 mil. Desde sua criação, em março de 2021, até julho deste ano, já foram realizadas mais de 400 indicações, com 42 contratações diretas e 35 colaboradores premiados. O programa também apoiou a redução dos custos com recrutamento, seleção e treinamento, e garantiu alinhamento cultural entre os candidatos.

 

Evolução das contratações mês a mês em 2022

A evolução do recrutamento de candidatos e o crescimento no número de oportunidades preenchidas é resultado do trabalho das equipes envolvidas e das apostas feitas pela i4pro. Mais do que atrair um talento, a i4pro entende a importância de reter seus profissionais em um mercado desafiador, em constante mudança e com alta demanda por gente especializada em suas respectivas áreas de atuação. Isso só é possível com investimento e dedicação da equipe de DHO em conjunto com a liderança, consolidando a cultura e a coerência entre o discurso e a prática dentro da companhia.

 

Link para notícia:  Revista Seguro Total Online / Editora Roncarati 

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