2022

Desafio do dia: atrair, formar e reter profissionais de tecnologia

Por i4pro
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A dificuldade para preencher os requisitos de uma oportunidade pode ser tão grande que posições com perfis específicos chegam a ficar abertas por meses

Hoje, um dos maiores desafios das empresas de tecnologia é como atrair, formar e reter os melhores talentos em um mercado que sofre com um gap de 400 mil profissionais. De acordo com dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), esse cenário deve piorar nos próximos anos, com previsão de gap de quase 800 mil profissionais até 2025.

A dificuldade para preencher os requisitos de uma oportunidade pode ser tão grande que posições com perfis específicos chegam a ficar abertas por meses. Vale lembrar que não é apenas a falta de candidatos que dificulta o trabalho de recrutadores. A alta rotatividade de profissionais, que chega a 48% no segmento, ainda segundo a Brasscom, acaba sendo um impeditivo para o desenvolvimento de talentos internos, gerando recorrência na corrida para o preenchimento de vagas.

Diante desse cenário, cabe aos times de Desenvolvimento Humano e às lideranças das empresas desenvolver uma série de estratégias para não apenas atrair, mas, sobretudo, formar e reter os candidatos.

Mais do que nunca, a remuneração fixa deixou de ser um grande diferencial na escolha da melhor empresa para se trabalhar. Pensando nisso, as empresas têm criado uma série de diferenciais para se destacar da concorrência, indo muito além dos vencimentos mensais e melhorando benefícios, programas e políticas internas que possam trazer mais conforto e fazer mais sentido para a rotina dos profissionais.

Para reforço dessa estratégia a i4pro adotou o modelo de teletrabalho e aumentou os investimentos em benefícios em 27% em 2022, criando novas vantagens como custeio de luz, internet e mobiliário para o home office. E, para garantir o bem-estar e a saúde ocupacional dos colaboradores nesse novo modelo, a verificação da ergonomia do espaço de trabalho foi incluída no exame admissional e periódico. Além disso, foi adicionado o benefício do Gympass que incentiva a promoção da saúde integral (tanto física quanto mental).

Outro passo importante foi a alteração da política de férias – dando a oportunidade de antecipação para profissionais a partir de seis meses de casa – e aumento da licença paternidade. Essas ações ajudam a garantir que o time não só se sinta acolhido, como especial.

Com o objetivo de equiparar os benefícios da i4pro com companhias de grande porte também foram feitos investimentos para melhoria do plano de saúde e mudança do vale refeição/ alimentação dando acesso à apps de delivery e aumentando a rede credenciada para mais de 4 milhões de estabelecimentos.

A aposta no desenvolvimento de talentos internos também ficou mais robusta, com 30% do orçamento da companhia sendo utilizado para essa finalidade. Resultados positivos já são colhidos e, na contramão do mercado, reduzimos o turnover médio para 20%, menos da metade do registrado para o setor de tecnologia. Embora ainda estejamos longe do cenário ideal, o caminho para o sucesso foi criado e, o principal de tudo, está aberto a novas ideias e contribuições.

Como executiva olho para resultados e, em especial para nosso maior ativo – pessoas. É preciso direcionar investimentos para a formação e retenção de talentos, isso garante a manutenção da estratégia dos negócios. Acredito fortemente que somente com um capital humano engajado e motivado é que as empresas conseguirão se diferenciar em um mercado de grande competição e mudanças constantes.

Todas as ações de Desenvolvimento Humano precisam estar alinhadas com o querer dos colaboradores e os valores da companhia. É essencial que todos se sintam parte dessa construção. Para isso, é importante mostrar aos colaboradores a sintonia entre discurso e prática evidenciando que a empresa é um bom local para se trabalhar.

Uma grande aliada nesta frente é a área de comunicação que sustenta a estratégia de desenvolvimento humano e atua como pilar fundamental de engajamento dos colaboradores, além de trazer o sentimento de “orgulho em pertencer”. Afinal, a consolidação de uma boa marca empregadora começa de dentro para fora.

Não posso afirmar qual empresa terá mais sucesso na corrida pela atração, formação e retenção de talentos na área de tecnologia, mas certamente será uma companhia que, acima de tudo, escuta seu colaborador e está atenta às suas reais necessidades, assim como aquela que não deixa de investir esforços para seu aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional.

 

* Por Carolina Florence, Diretora de Desenvolvimento Humano, Gestão Organizacional & Comunicação da i4pro

 

Link para notícia:  Mundo RH 

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