Com 20% de crescimento ao ano, i4pro está investindo para apoiar a digitalização do setor de seguros no Brasil
A empresa, que oferece produtos que atendem todos os ramos de seguros e soluções que atuam de ponta a ponta na emissão da apólice, teve receita de R$ 69 milhões em 2021
A digitalização dos serviços financeiros vem modificando profundamente o mercado nos últimos anos e está puxando também o setor de seguros para esse processo de intensa transformação digital. Dentro deste cenário, a i4pro, empresa líder em soluções tecnológicas para esse mercado, oferece um vasto portfólio de produtos modulares e customizáveis, capazes de preparar as seguradoras com a competitividade e o dinamismo necessários em um ambiente em constante mudança. Com mais de 40 seguradoras do Brasil em seu catálogo de clientes, a empresa obteve uma receita de R$69 milhões em 2021, com mais de 30 milhões de itens segurados na plataforma e R$ 9 bi de prêmio emitido.
Com mais de 15 anos de história, a i4pro tem registrado expressivos resultados de crescimento sustentável com uma média de mais de 20% ao ano – 140% nos últimos cinco anos. Hoje, a empresa é a única que atende todos os ramos de seguros regulamentados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a única registradora de apólices especializada no mercado de seguros homologada pela autarquia. Seu foco está em desenvolver plataformas end-to-end que aumentam a eficiência operacional das seguradoras e mitigam riscos em todos os processos de seguros, resseguro, previdência e capitalização.
Em 2019, a empresa recebeu um aporte da Ângulo Capital, um dos primeiros Search Funds do Brasil, o que possibilitou estruturar melhor a sua governança, reforçar a segurança dos seus produtos e impulsionou um grande ciclo de crescimento. Desde então, a i4pro vem fortalecendo sua cultura em busca de evolução e melhoria contínua e vem se tornando cada vez mais colaborativa, ágil e inovadora. O forte investimento em pessoas e na transformação cultural e organizacional da companhia foi premiado pelo selo Great Place To Work em 2021. A empresa apresenta, também, 98% de recomendação na plataforma Glassdoor, um dos maiores sites de reputação corporativa do mundo.
Estamos muito bem-posicionados dentro desse cenário de rápida transformação e digitalização, pois atuamos como facilitadores e parceiros de nossos clientes
"Estamos muito bem-posicionados dentro desse cenário de rápida transformação e digitalização, pois atuamos como facilitadores e parceiros de nossos clientes. Aliamos alta tecnologia ao conhecimento do negócio, inovação e aos melhores talentos. Temos a expertise em seguros e criamos soluções ágeis, simplificadas e que atuam de ponta a ponta para todos os produtos e serviços do mercado segurador”, explica Rafael Araujo, CEO da i4pro.
Projeção futura
Alavancado por mudanças no comportamento do consumidor, o mercado segurador está vivendo uma intensa transformação digital que impõe a necessidade de aplicação de novas tecnologias e apresenta uma série de desafios. Entre eles, está a entrada de novos players e o crescimento da concorrência. Além disso, as seguradoras também enfrentam uma mudança cultural do seu universo tradicional, em que, dentro de um complexo ambiente regulatório, precisam se preocupar com processos rígidos, segurança e privacidade de dados de seus consumidores, além de lidar com novos perfis de profissionais e gerações adaptados ao mundo digital.
“A velocidade com que as mudanças estão acontecendo impõe uma nova dinâmica ao setor. Com o sandbox regulatório, por exemplo, estamos vendo uma simplificação no processo de entrada de novas seguradoras no mercado. E, por oferecermos produtos adaptados para todos os públicos, nos tornamos o parceiro ideal tanto para novos entrantes quanto para seguradoras tradicionais”, comenta Rafael Araujo.
O propósito da i4pro é ser o maior e melhor parceiro das seguradoras e, para os próximos anos, a empresa está olhando para crescimento orgânico e inorgânico. A companhia está investindo em novos produtos como o InPolicy, que foi lançado em 2021 e oferece um sistema de registro conectado à plataforma i4pro ERP; o InShare, um marketplace de cosseguro para alavancar as receitas e reduzir os custos; e o InCloud, uma solução em que clientes poderão contratar a nuvem da i4pro e que tem lançamento previsto para este semestre.
“Com o lançamento destes produtos, ampliamos ainda mais a nossa presença no mercado segurador, sem priorizar verticais específicas. Com as transformações do setor, temos que traçar estratégias de entrada em novos nichos e de desenvolvimento de novas linhas de negócios para nos mantermos em crescimento.”, finaliza Araujo.