O que muda no mercado de seguros com a criação do Sistema de Registro de Operações
A fim de tornar o ecossistema de seguros mais digital, uma série de novas regulamentações e procedimentos está sendo inserida no setor. O cenário vem mudando de forma gradual, e o primeiro passo dado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) foi a criação do Sistema de Registro de Operações (SRO), tornando obrigatório o registro de apólices. O processo começou no ano passado, com os seguros de risco financeiro (com exceção dos ramos de crédito interno e de crédito à exportação).. Ainda em 2021, a obrigatoriedade passa a valer para seguros dos ramos Marítimo, Aeronáutico, Petróleo, Nuclear, Aceitação do Exterior, Sucursal, Rural, Responsabilidades e Crédito Interno e Exportação.
O calendário de registro obrigatório das apólices se estende por 2022 e abarcará todos os ramos até o final de 2023. Mas, na prática, todas as seguradoras já podem iniciar a qualquer momento o registro de suas operações no SRO de modo facultativo, independente do nicho e negócio em que operam.
A consolidação do SRO vai, aos poucos, substituir o Quadro FIP Susep, sistema que lida com um compartilhamento de dados mais focado em valores, enquanto o SRO exigirá um perfil mais detalhado dos processos, criando novas demandas de dados. No fim, a Susep vai ter acesso a todos os dados do seguro: apólice, endosso, cobertura contratada – desde o seguro em si até sinistro, cosseguro e resseguro.
Outra alteração importante é que através do SRO, a SUSEP passa ter as acesso as informações do mercado no prazo de 2 dias. Esse novo procedimento, conhecido como “D + 2,” tornará o processo mais rápido comparado com as informações coletadas atualmente, trazendo maior agilidade a todo o setor e dando fim à correria do fechamento mensal.
“Nossa visão é que o SRO irá simplificar e dar transparência para o ecossistema segurador, a médio e longo prazo, e as seguradoras também ganham com eficiência operacional”, diz Rodrigo Gomensoro, Diretor de Vendas e Relacionamento com Clientes da i4pro.
"O SRO acaba promovendo um processo de transformação digital nunca visto no mercado, e que levaria muitos anos para acontecer de outra forma."
E foi com essa visão que a i4pro se tornou a única registradora homologada pela Susep especializada no setor de seguros e desenvolveu a plataforma de registro InPolicy, oferecendo soluções de administração de apólice que realizam a gestão de ponta a ponta, da emissão ao registro no SRO. Com os mais elevados padrões de segurança, o InPolicy executa a conciliação automática dos dados registrados, possibilitando a extração dos registros oficiais e dos quadros estatísticos para validação das informações com a eficiência que o mercado do futuro exige.
Conte com um time especializado com know how de mais de 16 anos no mercado de seguros. Isso é segurança e eficiência end-to-end.
Agende uma demonstração: https://www.i4pro.com.br/contato#form-agendar
i4pro. Seguro pode ser simples.