2025

Agentes digitais ganham destaque na jornada do Corretor de Seguros

Por i4pro
tempo de leitura ...min.

Agentes digitais ganham destaque na jornada do Corretor de Seguros

Nesta terça-feira (11), teve inicio o primeiro dia do CQCS Inovação 2025. Realizado no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP), o maior evento de inovação em seguros da América Latina contou com a participação de diversas lideranças do setor que, presentes em diversas plenárias, discutiram as principais tendências para o mercado. Na sala Solange Zaquem, foi debatido o tema “Agentes de IA na vanguarda da transformação do seguro”. Participaram do painel o CEO da i4pro, André Almeida; Ronaldo França, Insurance Specialist LATAM da AWS; e o vice-presidente da Pottencial Seguradora, Carlos Ferreira Quick. 

Ronaldo França, Insurance Specialist Latam da AWS, ressaltou a importância da IA na entrega de produtos de forma mais ágil e eficiente. “A cada dia aplicamos mais tecnologia para garantir que a entrega de produtos chegue no mesmo dia a regiões mais distantes. O uso de algoritmos e inteligência artificial não é novidade, mas a forma como eles são aplicados para otimizar processos tem evoluído significativamente”, disse. 

Para Carlos Ferreira Quick, vice-presidente da Pottencial Seguradora, a IA tem se mostrado uma ferramenta essencial para aprimorar a experiência dos corretores e fortalecer o relacionamento com os clientes. “Eu acredito que a tecnologia veio para agregar. Os agentes digitais dentro da jornada do corretor funcionam como colaboradores virtuais, que exigem cuidado e treinamento. A IA entende as características do cliente, traz possibilidades de carteira, auxilia na gestão e amplia o conhecimento do corretor. Antes usávamos o Google, mas agora nossas pesquisas são facilitadas pelo ChatGPT. A IA pode tirar dúvidas sobre produtos e coberturas e auxiliar o corretor no dia a dia”, afirmou. 

André Almeida, CEO da I4pro, apresentou dados sobre a evolução da IA agentiva no ambiente corporativo. “Estudos recentes apontam que pelo menos 15% das decisões no trabalho do dia a dia serão tomadas de forma autônoma por meio de IA agentiva até 2028, ante 0% em 2024. Além disso, 33% dos aplicativos de software corporativo incluirão IA agentiva até 2028, ante menos de 1% em 2024. Por outro lado, mais de 40% dos projetos de IA agentiva serão cancelados até o fim de 2027, devido ao aumento de custos, à falta de clareza quanto ao valor para o negócio ou a controles de risco inadequados”, concluiu.

Veja também

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade.