2025

i4pro aposta em automação para gestão de sinistros

Por i4pro
tempo de leitura ...min.

i4pro aposta em automação para gestão de sinistros

Agilidade e conformidade da solução com novo Marco Legal dos Seguros transformam a experiência do usuário

Nos últimos anos, a gestão de sinistros deixou de ser um processo puramente operacional para se tornar um diferencial estratégico nas seguradoras. A i4pro tem acompanhado essa evolução de perto e desenvolvido inovações para transformar a experiência dos usuários de sua plataforma, adaptando-se às necessidades de diferentes perfis de seguradoras

Segundo a empresa, o cenário atual apresenta desafios importantes, especialmente com a entrada em vigor, em dezembro de 2025, do novo Marco Legal dos Seguros. Para se manterem em conformidade com as novas exigências da SUSEP, seguradoras e parceiros tecnológicos precisam correr contra o tempo. 

“Hoje, o sinistro não é mais visto apenas como um custo, mas como uma oportunidade de reforçar a reputação da marca, fidelizar o cliente e oferecer uma experiência diferenciada. A agilidade no pagamento da indenização é um reflexo direto dessa nova mentalidade”, afirma o Fernando Monreal, superintendente de produtos da i4pro. 

Um dos principais gargalos no processo ainda está na etapa de documentação. A i4pro explica que, muitas vezes, a demora na entrega ou compreensão dos documentos necessários por parte do segurado atrasa o processo de regulação“Temos observado um movimento crescente de uso de tecnologias preditivas e análises de perfil para reduzir a exigência documental e encurtar essa etapa”, pontua o executivo. 

A solução proposta pela empresa é o Módulo SIN, ferramenta de gestão de sinistros que cobre toda a jornada, da abertura à liquidação, com funcionalidades que integram automação, parametrização e controle em tempo real. A plataforma permite abertura de sinistro por tela ou API, inclusive por corretores, além de automatizar pedidos de documentos e prazos. 

“A jornada de sinistro pode ser completamente customizada. Cada seguradora parametriza sua operação de acordo com as próprias regras, coberturas e estratégias. Atualmente, são mais de 50 regras e 70 consistências disponíveis para personalização, atendendo com flexibilidade todos os ramos de seguro”, destaca Monreal. 

Outro diferencial é a integração entre módulos: o SIN se conecta automaticamente com o ACC (Módulo Contábil) e o FIN (financeiro), garantindo que as informações fluam de forma coerente e segura até o pagamento, sem necessidade de intervenção manual. 

A i4pro também oferece funcionalidades específicas para segmentos como o seguro de vida, com destaque para as coberturas de diárias, além de dashboards para gestão técnica e organização de filas“Nosso objetivo não é ser apenas um sistema de regulação, mas uma plataforma completa de gestão de sinistros. Estamos evoluindo para que nossos clientes tenham uma ferramenta estratégica em mãos, com visão operacional e de negócio”, conclui.

Veja também

Usamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade.